Saboreie as castanhas, os vinhos, os azeites, as casulas, os enchidos, os pratos de caça, o peixe do rio, os frutos silvestres e os cogumelos.
Saboreie o folar, peça que lhe sirvam, num dos restaurantes que escolher, uma rica salada de alface, uma dose de favas com chouriço e um prato de cerejas. A posta, uma costeleta de vitela ou o cordeiro assado na brasa são também boas sugestões.
No mercado local pode adquirir espargos, com os quais pode confecionar uma excelente omeleta, e espigos, para fazer um arroz que acompanha bem com a omeleta. Se procura sabores silvestres palmilhe o Trilho dos Fornos Antigos e facilmente pode colher um molho de azedas com as quais pode fazer uma deliciosa salada.
Experimente as amoras silvestres, a melancia e o melão. O peixe do rio em escabeche é uma das iguarias locais. Acompanhe-o com um bom vinho tinto da região.
Solicite um arroz de lebre, perdiz com castanhas ou alheiras de caça. Para sobremesa saboreie um pudim de gemas.
Peça que lhe sirvam uma sopa de nabiças, um prato de grelos ou casulas secas, com acompanhamento dos enchidos que nesta época do ano são feitos com tanta mestria: alheira, linguiça, salpicão...